contato@ramosprojetos.com.br+55(47) 3437-6092

logo

Pioneira na implantação da Norma Regulamentadora NR10, no norte de Santa Catarina, a Ramos Projetos projeta-se de ante mão na aplicação dos conceitos normativos estabelecidos pelo MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), oferecendo a seus clientes projetos que contemplam níveis de segurança rigorosamente altos.

Muito além dos projetos, a Ramos Projetos realiza nas diversas plantas industriais a análise das instalações elétricas tendo a ótica fundamentada nos parâmetros ditados pela NR10,NBR5410:2004 e outras normalizações internacionais. Neste aspecto já atuamos em diversas empresas elaborando toda a gama de documentos referentes às instalações elétricas, em destaque, os diagramas unifilares, que traduzem de forma clara toda a estrutura do sistema elétrico em sua organização capacidade.

Os diagramas unifilares são extremamente importantes oferecendo dados precisos para por exemplo podermos observar a extensão e o impacto de desenergizações.

Uma fonte confiável de informações para a decisão de ampliação da oferta interna de energia são as que estão apresentadas nos diagramas unifilares.

Os diagramas unifilares elaborados por nossa equipe de engenheiros apresentam informações importantíssimas relativa à segurança. Em todos os diagramas unifilares informamos os dados de níveis de curto-circuito, a energia incidente nos componentes estruturais dos equipamento, a distância de segurança para operação e manutenção e a classe apropriada da vestimenta de segurança para a operação dos equipamentos.

                                                                      

A base para a segurança das instalações elétricas e para as áreas potencialmente explosivastem como essência um bom sistema de aterramento. Um sistema de aterramento eficiente diminui de forma significativa os riscos relacionados a tensões de falta, além de proporcionarem a equalização de potencial que esta sim, garante níveis satisfatórios de segurança. 

E uma vez que uma instalação possui um sistema de aterramento eficiente pode também garantir o funcionamento correto de um sistema de SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas). É sabido que no Brasil e no mundo os danos materiais causados por descargas atmosféricas às instalações tanto elétricas quanto patrimoniais são severamente altas.

A priori desenvolver sistemas de SPDA e aterramento requer conhecimento técnico e científico elevado, seguir a normalização dedicada é essencial e este ano a NBR 5419 (Proteção contra descargas atmosféricas) fora atualizada e dois dias após a revisão da norma estar homologada no site da ABNT os profissionais  da Ramos Projetos já estavam estudando e discutindo as melhorias trazidas pelo texto atual.

Contando com o entendimento e aplicação de toda a normatização específica à cada tipo de projeto e mais de quinze anos de experiência em projetos que propiciam instalações mais seguras estamos à disposição para entregar projetos e consultoria com qualidade internacional, qualidade que é certificada pelos maiores órgão certificadores internacionais.

                                                                               

                      

Entendemos como “controle e aquisição de dados” os sistemas que realizam medições e controle de parâmetros antes ou durante o processo de fabricação.

know how adquirido após a implantação de projetos diversos para câmaras de teste de protótipos de produtos com ênfase para motores elétricos e sistemas para monitoramento e teste de produtos para refrigeração fazem da Ramos Projetos uma empresa diferenciada e apreciada pelos nossos clientes.